Como ser transgénero numa sociedade fechada

bandeira lgbt Como ser transgénero numa sociedade fechada

De todas as formas que o LGBT assume, o transgénero é certamente a mais criticada de sempre. Apesar das mulheres lésbicas e dos homens gays também sofrerem bastante com a discriminação da sociedade portuguesa, ainda não se compara à discriminação que um transgénero sofre.

Por transgénero normalmente incluí-se as mulheres transexuais, homens transexuais, travestis, crossdressers, drag queens ou transformistas. Qualquer forma de liberdade de identidade deveria ser aceite pela nossa sociedade, como a simples vontade da própria pessoa, infelizmente não o é.

Um transexual é, infelizmente, sempre mal visto pela sociedade, principalmente os que não têm receios e exibem-se publicamente, os drag queens/transformistas.

Defina os seus valores

Em primeiro lugar, deve definir os seus valores nesta situação, ou seja, prefere identificar-se e sofrer as consequências (neste caso a discriminação injusta), ou prefere ocultar quem realmente é, ser aceite, mas nunca ser verdadeiramente feliz? Esta pergunta não é fácil e pode ser colocada a qualquer membro LGBT e não apenas a transgéneros. Antes de a responder, avalie bem o ambiente onde se encontra e recorde-se que esta resposta nunca é definitiva e deverá ajustá-la de acordo com as necessidades.

Ambas as respostas a esta pergunta são válidas, pois se devemos sempre estar orgulhosos de quem somos, também não necessitamos de viver uma vida de angústia. Trata-se de fazer o que for melhor para nós em determinada altura.

Mesmo que opte por esconder a sua verdadeira identidade perante a maior parte das pessoas, lembre-se que terá sempre os seus amigos ao seu lado.

Não fique sozinho – Comunidades transgéneros

Se não conhece ninguém com quem possa conversar abertamente, está na altura de procurar uma comunidade de transgéneros. Se é um homem ou mulher muito tímido e que não tem por hábito conhecer novas pessoas, tem que fazer um esforço e entrar um pouco na vida social habitual dos transgéneros. Desta forma ficará a conhecer mais pessoas parecidas consigo, terá mais facilidade em identificar-se com alguém da nossa sociedade e quem sabe se não será mais um a casar?

Existem vários bares e discotecas LGBT onde poderá encontrar imensos transexuais e pessoas com uma mente aberta, membros da comunidade LGBT. Dê um passo em frente e integre-se nesta comunidade que certamente o receberá muito bem.

Procure apoio na comunidade LGBT

Infelizmente, por mais que tentemos podemos sempre ter alguns dissabores, seja a nível pessoal ou profissional.

Se foi alvo de discriminação em algum dos campo, por ser transexual, recorra à ILGA – Intervenção lésbica, gay, bissexual e transgénero – sediada no Centro LGBT, que certamente poderão auxiliar e informar da forma correta de ultrapassar essa situação. Aproveite as vantagens da comunidade LGBT.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s